segunda-feira, 27 de abril de 2009

Só a justiça gera a paz?

Irmãos,

Coloco à vós uma reflexão de opinião absolutamente pessoal para seu discernimento, sobre a campanha da fraternidade CNBB 2009 (site oficial CNBB) .

Com o lema "A Paz é fruto da justiça", a campanha nos faz lembrar da atual situação de violência de nossa sociedade e sugere o debate sobre a segurança pública.

De fato, a Paz é fruto da Justiça de Deus. Mas será esta a salientada na campanha ou a justiça social dos homens? De acordo com a entrevista do secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa no próprio site da organização isso fica muito claro - nada à respeito da justiça Divina. Nada em relação à Deus. A análise é "social".

Isso fica claramente estampado na música hino da campanha. Com harmonia e refrão que contagiam, NADA de referências à justiça Divina, nem à Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus Nosso Pai, Nossa Senhora e Mãe Maria, ao Santo Espírito. Procurem na letra uma citação sequer (link alternativo já que o da CNBB da música não funciona).

Na minha pequenez ouso questionar: qual a intenção verdadeira de uma campanha da Igreja Católica no Brasil sem uma menção à Jesus Cristo? Será que motivos sociais são mais fortes que os espirituais para a CNBB?

Até o cartaz da campanha não possui uma menção à nossa fé - uma Cruz, imagem, retrato de Cristo - nada. (diga-se de passagem, apenas 2 cartazes das 46 campanhas anteriores mostram Cristo - link)

Espero fortemente estar enganado mas, por vias das dúvidas, sugiro um novo moto para essa campanha (ou pelo menos um slogan que nós possamos trocar pelo atual):

Só CRISTO gera a PAZ!!

Pax et bonum,





Nenhum comentário: