sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bento XVI avisa: abusos litúrgicos nos afastam de Cristo



FONTE (Catholic News Agency) - Vaticano, 3 de Outubro - O Papa Bento XVI lembra aos Católicos que a Liturgia pertence a Jesus Cristo e Sua Igreja, e não deve ser alterado de acordo com caprichos individuais.

"Não é o indivíduo - padre ou leigo - ou o grupo que celebra a liturgia, mas é principalmente a ação de Deus através de Sua Igreja, a qual possui sua própria história, sua rica tradição e criatividade ", disse o Papa durante sua audiência geral em Roma dia 3 de Outubro último.

"Essa universalidade e abertura fundamental, que é característica da liturgia por inteira é uma das razões pelas quais não se permite se criar ou alterar de acordo com uma comunidade individual ou por espertos, mas pelos fiéis às formas da Igreja universal" ele diz.

Com mais de 20 mil peregrinos dispostos na Praça de São Pedro, o Papa explicou como a Igreja é tornada mais visível na liturgia onde "Deus entra em nossa realidade e nós podemos nos encontrar com Ele, e tocÁ-lo." . A Liturgia é onde "Ele vem até nós e nós somos iluminados por Ele.".

A primaz importância de Jesus Cristo dentro da liturgia tem sido um tema constantemente abordado pelo Papa Bento XVI em seus 7 anos de Pontificado. Ele sempre demonstra a preocupação que um mau ensinamento pode levar alguns Católicos a entender a liturgia como "horizontal", como uma criação de um grupo ou paróquia na qual a comunidade celebra a si mesma. "A Liturgia não é uma espécie de manifestação própria de uma comunidade", disse aos peregrinos.

 O Papa Bento mostra que quando padres os paroquianos refletem em maneiras de tornar a liturgia "atraente, interessante e bela", eles correm "o risco de esquecer do essencial: Que a Liturgia é celebrada para Deus, e não para nós mesmos".

Para ajudar a conter tais conceitos errôneos, as liturgias papais de Bento XVI são sempre celebradas com um cruxifixo prominentemente centrado no altar.

A liturgia é obra de Deus e Ele é o sujeito, diz o Papa, adicionando que isto significa que ao que toca a liturgia nós devemos nos "abrir a nós mesmos à Ele e sermos guiados por Ele e Seu Corpo, que é a Igreja".

"Se a centralidade de Cristo não emerge durante a celebração, então não é uma liturgia Cristã, totalmente dependente no Senhor e sustentada na sua presença criativa", adiciona.

"Deus age através de Cristo, e nós podemos somente agir por Ele e N´Ele."

Esta convicção deve crescer nos corações e mentes dos Católicos todos os dias pois "a liturgia não é minha ou nossa 'ação', mas a ação de Deus em nós e conosco".

"Peçamos ao Senhor para aprendermos todos os dias a viver a sagrada liturgia, especialmente a celebração Eucarística, rezando no "nós" da Igreja, que direciona seu olhar não em si mesma mas em Deus, e sentindo-se parte da Igreja viva de todos os lugares e através de todo o tempo", conclui o Pontífice.