quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O "Olho do Pai"


Até a semana passada, com meu limitado conhecimento, eu poderia jurar que o símbolo acima se tratava de algo oculto, Nova Era - definitivamente não Cristão. Hoje, após uma breve pesquisa, já não tenho tanta certeza.

Segunda a Wikipedia, o símbolo Cristão acima é chamado de "Olho da Providência". Naquele site encontramos um breve histórico que nos explica que o Olho da Providência, ou "Olho que tudo vê", é um simbolismo ou antropomorfismo (dar forma humana ao desconhecido), que simboliza a onisciência de Deus (fonte, New Advent, com aprovação Eclesial
Nihil Obstat e Imprimatur).

Ele muito parece com o Olho de Rá ou Olho de Horus, que representa deuses pagãos da mitologia Egípcia - ao que tudo indica, a mais antiga forma do "olho". Na idade média e iconografia Renascentista, o olho representa Deus, que tudo vê, e a pirâmide a Santíssima Trindade - sendo totalmente Cristão e anterior ao posterior uso Maçom. Uso este, aliás, que não utiliza a pirâmide, como popularmente se diz. A própria nota de 1 dólar Americana possui o símbolo, desmentido pela Maçonaria como de sua autoria - de fato, o símbolo foi adicionado ao "Grande Selo dos Estados Unidos" em 1782, 14 anos antes da primeira aparição de similar na Maçonaria.
(maiores detalhes no Wikipedia Americano aqui)

Uma das mais antigas pinturas que pude encontrar foi esta tela do séc XVII de Jacopo Pontorno "Ceia de Emmaús"




Diversas Igrejas antigas, como essa catedral de Aachen na Alemanha, e esta outra igreja supostamente em Roma onde parece estar JP II o Grande.




























Também supostamente o Santo Crucifixo do Beato Papa João XXIII possuiria tal símbolo.


Ou ainda os famosos altares de Nossa Senhora de Schoenstatt


De fato, no site da Arquidiocese de Fortaleza, o "Olho do Pai" foi recebido (link).
Também no site oficial do Movimento Apostólico de Schonstatt, temos diversos outros exemplos.

Não é preciso dizer que seguidores de teorias da conspiração tem as mais diversas - e ridículas - teorias sobre a ligação da Santa Igreja com o Anticristo vindo de protestantes, ou mesmo de sites tradicionalistas que "provam" a entrada da Maçonaria na Igreja.

De minha parte, sigo o que a Santa Igreja indicar - o que não poderia ser diferente.
E peço a Santa Virgem Maria que nos proteja e ore pelo nosso discernimento.

Seja como for, deixo para os leitores o seu próprio julgamento.

Nem tudo é o que parece - é bem por aí..

Salve Maria!

Em Cristo,

(outras fontes: Christian Symbols, Catholic.com Forum - ambos em Inglês)