quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O "Olho do Pai"


Até a semana passada, com meu limitado conhecimento, eu poderia jurar que o símbolo acima se tratava de algo oculto, Nova Era - definitivamente não Cristão. Hoje, após uma breve pesquisa, já não tenho tanta certeza.

Segunda a Wikipedia, o símbolo Cristão acima é chamado de "Olho da Providência". Naquele site encontramos um breve histórico que nos explica que o Olho da Providência, ou "Olho que tudo vê", é um simbolismo ou antropomorfismo (dar forma humana ao desconhecido), que simboliza a onisciência de Deus (fonte, New Advent, com aprovação Eclesial
Nihil Obstat e Imprimatur).

Ele muito parece com o Olho de Rá ou Olho de Horus, que representa deuses pagãos da mitologia Egípcia - ao que tudo indica, a mais antiga forma do "olho". Na idade média e iconografia Renascentista, o olho representa Deus, que tudo vê, e a pirâmide a Santíssima Trindade - sendo totalmente Cristão e anterior ao posterior uso Maçom. Uso este, aliás, que não utiliza a pirâmide, como popularmente se diz. A própria nota de 1 dólar Americana possui o símbolo, desmentido pela Maçonaria como de sua autoria - de fato, o símbolo foi adicionado ao "Grande Selo dos Estados Unidos" em 1782, 14 anos antes da primeira aparição de similar na Maçonaria.
(maiores detalhes no Wikipedia Americano aqui)

Uma das mais antigas pinturas que pude encontrar foi esta tela do séc XVII de Jacopo Pontorno "Ceia de Emmaús"




Diversas Igrejas antigas, como essa catedral de Aachen na Alemanha, e esta outra igreja supostamente em Roma onde parece estar JP II o Grande.




























Também supostamente o Santo Crucifixo do Beato Papa João XXIII possuiria tal símbolo.


Ou ainda os famosos altares de Nossa Senhora de Schoenstatt


De fato, no site da Arquidiocese de Fortaleza, o "Olho do Pai" foi recebido (link).
Também no site oficial do Movimento Apostólico de Schonstatt, temos diversos outros exemplos.

Não é preciso dizer que seguidores de teorias da conspiração tem as mais diversas - e ridículas - teorias sobre a ligação da Santa Igreja com o Anticristo vindo de protestantes, ou mesmo de sites tradicionalistas que "provam" a entrada da Maçonaria na Igreja.

De minha parte, sigo o que a Santa Igreja indicar - o que não poderia ser diferente.
E peço a Santa Virgem Maria que nos proteja e ore pelo nosso discernimento.

Seja como for, deixo para os leitores o seu próprio julgamento.

Nem tudo é o que parece - é bem por aí..

Salve Maria!

Em Cristo,

(outras fontes: Christian Symbols, Catholic.com Forum - ambos em Inglês)

11 comentários:

Anônimo disse...

Graça e Paz amado!

Você lê a Bíblia Sagrada?
Todo fundamento da igreja de Cristo está registrado nas Escrituras. E quando você encontrar algo sobre "olho que tudo vê" você pode rasgar sua Bíblia. Toda essa religiosidade é mortal a verdadeira vida com Deus em comunhão com o Espírito Santo! Quem morreu por nós não foi Maria.

Salve Cristo!

Anônimo disse...

poaao tatuar isso ?

Marina loves Raul Julia 4 ever disse...

Cara, na boa, ridículos são vcs como sempre a igreja católica enganando o povo, vcs são um bando de gado viu...
Um dia essa grande farsa chamada igreja católica cai...
Além de plagiar mais um símbolo bem antigo, o olho de Hórus egípcio, a igreja sabe que vcs ignorantes aceitam tudo oq ela disser sem se questionar, eita povo ignorante e ainda inventam uma desculpa esfarrapada, como sempre nada de originalidade dentro da igreja...
Continuem com seu Jeova- satanás...

João disse...

Parabéns amigo! Deus te guarde! Maria interceda a Deus por vc!

João disse...

Parabéns amigo! Deus te guarde! Maria interceda a Deus por vc!

Denise Gomes disse...

Nossa quanto ódio no coração.

Papa Francisco disse...

O boa moite Papa Francisco umAlessandro Muniz escreveu escola8série 2Guar corinto Minas Gerois carta Alessandro Muniz carta Papa Francisco sim e não ajudar Brasílio Vaticano Roma rua José Penteado, 158bairro vila Alvarenga CEP. 39200-000 ligações vídeo chamado áudio whatsapp 038997318312 Alessandro Muniz dos Santos

Papa Francisco disse...

Oi boa moite Papa Francisco Acolhido carta um Brasílio Vaticano Roma

Anônimo disse...

Não precisa de simbologia sacrifícios nada disso. Ame a Cristo. Pessoas dão poder a símbolos. Em troca algo morto não faz nada por voces. Cristo uma existência viva se agarre com ele e livre-se dessa religiosidade .

Unknown disse...

Maria morreu e na biblia sagrada não ha nada que diga que ela ressucitou, então como um morto pode interceder por alguém? A igreja quer anular o sacrificio de Jesus, que é e como esta escrito Jesus é o unico intercessor entre nós e Deus, ou seja, todos outros " santos" estão mortos, aguardando a ressureiçao em cristo. CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.

Nathália Mori Tannús disse...

Se entendi bem, o "olho da providência" sempre é representado com uma pirâmide simbolizando a Santíssima Trindade. É isso mesmo? Encontrastes alguma representação católica sem a pirâmide (só o olho)? Pergunto porque uma amiga mandou fazer um ostensório e colocou só o olho e isso me intrigou, por isso resolvi pesquisar e acabei caindo aqui no site. Se puder me ajudar, assim consigo orientá-la bem. Agradeço muitíssimo a ajuda!