quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Moral da Novela

Um estudo conduzido por especialistas americanos e reportado pela CNN mostra um quadro assustador mas não totalmente surpreendente para nós Brasileiros.

O estudo mostra que novelas, principalmente da Rede Globo, estão ligadas à queda da natalidade e de mudanças sociais e morais, como o aumento da taxa de divórcio e "um aumento de conscientização de problemas e tabus sociais" (em português, homossexualismo, práticas religiosas duvidosas, etc..).

Na reportagem lemos a triste verdade que o "Brasil não é um país educado", onde os livros e meios de comunicação e informação estão distantes dos 90% da população de classe mais baixa. Isso faz da TV uma grande muleta que supre, ainda que negativamente, essa lacuna. Dessa forma, grandes forças como a TV Globo, estipulam um comércio social e vendem, assim como refrigerantes e carros, o molde para uma sociedade deficitária de informação decente.

Lemos ainda que, apesar da formação Cristã, a taxa de natalidade caiu de 6.3 em 1963 para apenas 2.3 em 2000 - queda comparada à China que criou métodos de controle de população.

É uma triste realidade do nosso país que se acha Católico mas é mais pagão que nunca. Um país que não preza pelos seus valores morais, como a defesa pela vida, a família - valores defendidos desde o início pela Santa Igreja - não pode estar seguindo para um futuro tão promissor assim.

O Brasil é, infelizmente, uma nação feita por gente que pensa - e age - pequeno.

Que São Frei Galvão nos proteja.

Nenhum comentário: