sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Ano Sacerdotal

S. João Maria Vianney - Cura D'Ars


Hoje é um dia muito especial:

Na próxima solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, sexta-feira 19 de Junho de 2009 – dia dedicado tradicionalmente à oração pela santificação do clero – tenho em mente proclamar oficialmente um «Ano Sacerdotal» por ocasião do 150.º aniversário do «dies natalis» de João Maria Vianney, o Santo Patrono de todos os párocos do mundo
(Link para a carta na íntegra)

Afastando quaisquer coincidências, o Santo Papa concilia o início do ano litúrgico dedicado aos Padres com o Patrono dos sacerdotes e a grandiosa festa do Sagrado Coração de Jesus. E para não deixar nenhuma dúvida, Bento XVI une um grande Santo do passado com um grande Santo do presente.

S. Padre PioNeste Domingo, o Papa visita San Giovani Rotondo, em Puglia, Itália, onde está o tumba do incorrupto Santo Padre Pio. Nada mais justo que dois grandes exemplos de santidade sirvam como inspiração para este ano dedicado aos sacerdotes.

Rezemos juntos com o Papa e a Santa Igreja para todos os sacerdotes e para a vocação sacerdotal, seguindo os exemplos destes e de tantos Santos de hoje e ontem:

À Virgem Santíssima entrego este Ano Sacerdotal, pedindo-Lhe para suscitar no ânimo de cada presbítero um generoso relançamento daqueles ideais de total doação a Cristo e à Igreja que inspiraram o pensamento e a acção do Santo Cura d’Ars. Com a sua fervorosa vida de oração e o seu amor apaixonado a Jesus crucificado, João Maria Vianney alimentou a sua quotidiana doação sem reservas a Deus e à Igreja. Possa o seu exemplo suscitar nos sacerdotes aquele testemunho de unidade com o Bispo, entre eles próprios e com os leigos que é tão necessário hoje, como o foi sempre. Não obstante o mal que existe no mundo, ressoa sempre actual a palavra de Cristo aos seus apóstolos, no Cenáculo: «No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo» (Jo 16, 33). A fé no divino Mestre dá-nos a força para olhar confiadamente o futuro. Amados sacerdotes, Cristo conta convosco. A exemplo do Santo Cura d’Ars, deixai-vos conquistar por Ele e sereis também vós, no mundo actual, mensageiros de esperança, de reconciliação, de paz.

Com a minha bênção.

E quando vir um padre esse ano, não esqueça de saudá-lo: Feliz Ano dos Padres!

Nenhum comentário: